Twixt (2011)

Posted on 07/01/2013 por

2


twixt03

Sinopse: Escritor de livros de terror passando por bloqueio criativo viaja a cidade do interior para uma sessão de autógrafos de seu último trabalho e decide ali permanecer depois que o xerife local propõe uma parceria para a criação de sua próxima obra.

 Comentários: Considerado um dos mais importantes cineastas americanos de todos os tempos, Francis Ford Coppola (diretor de clássicos como a trilogia O Poderoso Chefão e Apocalipse Now) retorna ao cinema de horror gótico, gênero onde ganhou experiência no início de sua carreira: Coppola fora assistente de direção do lendário Roger Corman em diversas produções do gênero no início dos anos 60, tendo inclusive assumido a direção de alguns deles, como Dementia 13 (1963). Além disso, não podemos nos esquecer de Drácula de Bram Stoker, grande sucesso comercial em 1992.

Twixt abre com uma narração descrevendo a cidadezinha onde se passa. Ali é mostrado o hotel abandonado no qual teria se hospedado o escritor Edgar Allan Poe, a torre de sete faces com relógios que marcam a hora incorreta e o grupo de jovens góticos que mora na margem contrária do lago, elementos que farão parte da trama.

 O filme tem como protagonista o Hall Baltimore (Val Kilmer, de Willow, Top Gun e The Doors),  escritor especializado em livros sobre bruxas que, sem inspiração para seu próximo trabalho e quebrado financeiramente, sai em “turnê” de autógrafos por cidades do interior. Durante a fracassada sessão de autógrafos na livraria da cidade (na verdade, uma loja de ferramentas que vende livros), ele é abordado pelo xerife local, Bobby LaGrange (Bruce Dern, de Corrida Silenciosa, Trama Macabra e Monster), conhecedor de sua obra e que oferece parceria na criação de um livro sobre crimes ocorridos na região. Ele o leva ao necrotério (na verdade, um contêiner refrigerado dentro de uma casa…) e mostra o corpo de uma jovem com uma estaca cravada em seu coração.

bscap0002

 O escritor, a princípio, hesita, tendo em vista que o tema proposto (assassinato e vampirismo) foge a sua especialidade (bruxaria). Entretanto, pressionado por sua mulher (que, por vídeo on line ameaça vender seus pertences valiosos se ele não arrumar dinheiro para pagar as contas) e pelo editor (a quem deve contratualmente mais um livro), acaba aceitando a parceria.

Durante o primeiro sono no hotel, Baltimore sonha estar vagando pela cidade à noite, quando encontra o fantasma de uma garota (Elle Fanning, de Super 8 e O Curioso caso de Benjamin Button, aos 13 anos mas aparentando ser bem mais velha). Em seu sonho, ele visita o hotel abandonado, onde um pastor teria assassinado doze crianças, e ainda recebe a visita do espírito do próprio Poe (Ben Chaplin), que passa a guiá-lo.

A partir daí, a trama intercala momentos em que ele está acordado com os de sonhos, que vão desvelando a trama e municiando Baltimore com material para o livro.

Paralelos podem ser traçados com Twin Peaks (1990)  e À Beira da Loucura (1994), mas, ao contrário das citadas obras de David Lynch e John Carpenter, Twixt é um filme muito irregular. Além do uso exagerado (até ruim, em alguns momentos) de técnicas exclusivas de cinema digital (Coppola soa como uma criança que ganhou um brinquedo novo, mas não sabe direito o que fazer com ele), o roteiro é atravessado e meio desconexo, transparecendo que não só parte dele se passa no mundo dos sonhos, mas toda a história. Assim, o desfecho, confuso, não causa espanto, tendo em vista a bagunça que o precede.

bscap0009

Val Kilmer e Bruce Dern estão confortáveis em seus papéis (feitos sob medida para atores acostumados a anos de canastrice); já Elle Fanning e Ben Chaplin se destacam com boas atuações.

A fotografia nas sequências de sonho é artificial, mas não de uma forma esperada, que remeta a um clima onírico. A imagem é muito límpida, em tons escuros e azulados, e carregada de efeitos digitais de qualidade questionável.

Muitos dizem que Coppola não tem conseguido bons financiamentos para seus projetos ultimamente. Mas isso não deveria ser desculpa, até por que o cineasta se criou no cinema que não depende de grandes orçamentos para criar obras memoráveis (vide as produções de Roger Corman nos anos 60 e os primeiros filmes da sua produtora fundada em parceria com George Lucas, a American Zoetrope, que rendeu grandes filmes como THX-1138 e O Poderoso Chefão).

Ainda não assisti outros trabalhos recentes do Coppola (Tetro, de 2009 e Velha Juventude, de 2007), mas a julgar por Twixt, não tenho muitas esperanças: parece que o grande cineasta de outrora esgotou sua magia.

bscap0011

Nota:

Ficha Técnica:
Título Original: Twixt
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco:. Val Kilmer, Bruce Dern, Elle Fanning, Ben Chaplin e Alden Ehrenreich.
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 88 minutos.

Posted in: Suspense, Terror