Colapso no Ártico (The Last Winter) 2006

Posted on 10/07/2011 por

0


Sinopse: Empregados de uma petrolífera isolados em uma estação de pesquisas no ártico passam a sofrer alucinações quando a empresa decide abrir uma estrada de gelo para dar início a atividades exploratórias na região.

Comentários: O diretor Larry Fessenden, apesar de (ainda) não possuir muitos longas em seu currículo, vem se mostrando uma boa promessa para o cinema de horror atual. E, além de comandar a realização de filmes (“Wendigo”, “Habit”) e séries (como o assustador episódio “Skin and Bones” da série “Fear Itself”, de 2009), Fessender também exibe talento como ator (vide a comédia “I Sell the Dead”, de 2008, onde viveu um dos papéis principais).

Colápso no Ártico conta a história de um grupo de empregados de uma empresa petrolífera que pretende construir uma estrada de gelo em uma reserva de vida selvagem no ártico. Ed Pollack (Ron Pearlman, o “Hellboy”), o chefe do grupo, está retornando à base depois de um período afastado (férias?). Além dos subordinados habituais, a base conta com dois novos ambientalistas independentes, responsáveis pela validação das atividades da empresa: Hoffman (James LeGros, de “Caçadores de Emoção”) e seu assistente Jenkins (Jamie Harrold, de “A Soma de Todos os Medos”).

De cara, Pollack descobre que sua amante, Abby (Connie Britton) está tendo um caso com Hoffman, o que contribui para piorar a complicada relação do representante da petrolífera com o ambientalista.

Mas as coisas começam a complicar mesmo quando um dos membros da equipe, o “caçula” Maxwell (Zach Gilford), desaparece, deixando para trás seu snowmobile. A equipe realiza uma busca nas redondezas, mas não o encontra. Somente à noite o rapaz aparece na base, a pé, no meio da escuridão e do frio, e agindo de maneira diferente.

Hoffman acredita que o aquecimento global está trazendo a tona gases há muito sepultados sob a camada de gelo e que vem ocasionando mudanças de comportamento e alucinações nos membros da equipe, enquanto outros integrantes do grupo, de origem indígena, suspeitam ser obra de uma entidade mítica no norte. De qualquer maneira, a trama se desenrola com algumas mortes, travessias no meio da neve em busca de auxílio, etc., vindo a ganhar contornos apocalípticos a partir de certo momento.

Colapso no Ártico pode ser definido como uma mistura de “O Enigma de Outro Mundo” (a obra-prima de John Carpenter, de 1982) com “A Última Onda” (outro clássico, dirigido por Peter Weir em 1977). Apesar de alguns tropeços (como a aparição de alguns “espíritos” feitos em computação gráfica), no todo, o filme é muito bem realizado. Mas fica o alerta: além de gerar momentos de tensão nos espectadores, Colapso no Ártico apresenta imagens fortes (pessoas congeladas, queimadas, etc.) que podem assustar os mais sensíveis, mas que são um prato cheio para admiradores do gênero.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: The Last Winter
Título Nacional: Colapso no Ártico
Direção: Larry Fessenden
Elenco Principal: Ron Pearlman, James LeGros, Connie Britton, Zach Gilford e Kevin Corrigan
Ano: 2006
País: EUA e Islândia
Duração: 101 min

Posted in: Suspense, Terror