Zona Verde (Green Zone) 2010

Posted on 16/03/2011 por

0


Sinopse: oficial do exército americano encarregado de liderar equipes de busca por armas de destruição em massa no Iraque se vê no meio de uma disputa de poder dentro do governo ao descobrir que as informações sobre as armas eram falsas.

Comentários: O filme reúne novamente o diretor Paul Greengrass e o ator Matt Damon. Ambos trabalharam juntos nos dois últimos filmes do agente Jason Bourne (“A Supremacia Bourne”, de 2004 e “O Ultimato Bourne”, de 2006). Por isso, são inevitáveis as comparações entre os filmes da série e Zona Verde.

A história se passa no Iraque, após a derrubada de Saddam Hussein. Chefe Miller (Matt Damon) é o oficial designado para comandar as equipes que buscam por armas de destruição em massa (ADMs) naquele país. Como se sabe, o pretexto para que os EUA invadissem o Iraque e derrubassem Saddam foi a afirmação de que o ditador possuía ADMs.

Após diversas missões sem sucesso (não encontraram quaisquer ADMs), Miller questiona seus superiores se o erro não estaria nas informações passadas pelo serviço de inteligência, mas é silenciado.

Em uma das missões de busca, um dos populares interpela os militares e denuncia estar acontecendo naquela vizinhança uma reunião secreta entre figurões do governo de Saddam. Já ciente desconfiado que não encontrariam ADMs naquele local, Miller resolve investigar a casa onde está acontecendo o encontro, e acaba descobrindo que o General Al Rawi (Yigal Naor), um dos principais asseclas de Saddam, estava no local.

A partir daí, ele se envolve com Martin Brown (Brendan Gleeson), um agente da CIA, a quem ele passa a auxiliar na busca pelo General, o único que pode confirmar que o pretexto de invadir o Iraque em busca de ADMs não passou de uma mentira inventada pelos agentes do Pentágono apenas para derrubar Saddam e colocar outro fantoche político em seu lugar.

O filme não poupa crítica à política externa torpe praticada pelos EUA. O agente de Washington (vivido por Greg Kinnear) é mostrado como um manipulador sem escrúpulos, capaz de tudo para garantir sua visão de reconstrução do Iraque democrático. Mas também não coloca o mocinho (o personagem de Matt Damon, que luta para trazer à tona a verdade), no lado necessariamente bom da história: ele dá suporte às pretensões do agente da CIA, que quer “anistiar” o General de Saddam – claramente um criminoso perante o povo Iraquiano – em nome da estabilidade política na democracia vindoura.

Como se era de esperar, Zona Verde tem cenas de ação espetaculares, conciliando perseguições a pé, em veículos, helicópteros com visão noturna, tiros e explosões – afinal, é um filme de guerra.

No fim das contas, é uma pelúcula interessante, até porque não nos obriga a tomar partido das atitudes escandalosas dos norte-americanos no Oriente Médio, onde suas ações militares são retratadas de forma unilateral e maniqueísta pela mídia corporativa submissa à Washington.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: Green Zone
Título Nacional: Zona Verde
Direção: Paul Greengrass
Elenco Principal: Matt Damon, Greg Kinnear, Brendan Gleeson e Yigal Naor
Ano: 2010
País: EUA, França, Espanha e Reino Unido
Duração: 115 min

Posted in: Ação, Guerra