O Segredo de Kells (The Secret of Kells) 2009

Posted on 07/03/2011 por

0


Sinopse: Animação contando parte da história da criação do Livro de Kells, um dos principais manuscritos iluminados das ilhas britânicas.

Comentários: O Livro de Kells é uma dos mais belos manuscritos iluminados existentes. Trata-se de um livro criado por monges na Irlanda do século IX, que contém os quatro evangelhos do Novo Testamento ilustrados com figuras de íconografia cristã combinada com arte folclórica típica das ilhas britânicas no período. É considerado um dos mais importantes tesouros da Irlanda, e atualmente está guardado na livraria da Universidade de Trinity, em Dublin.

A animação fantasia acerca dos eventos envolvidos na criação do livro. No vilarejo de Kells, vive Brendan, um menino curioso em conhecer o mundo fora dos muros que cercam o local. Seu tio é o rigoroso Abade Cellach, cujo único propósito é terminar de construir um muro em volta do vilarejo antes que os invasores vikings – que andam espalhando o terror nas ilhas britânicas – cheguem a Kells.

Os outros monges contam ao menino sobre a existencia de um livro capaz de trazer luz à escuridão, e que começou a ser escrito na ilha de Iona antes que os invasores destruíssem o local. Eis que um velho monge, Aidan, chega a Kells trazendo consigo o livro de Iona, ainda incompleto. Ele vê em Brendan potencial para continuar as ilustrações, uma vez que a idade avançada o privou de suas antigas habilidades.

Aidan pede a Brendan que o ajude a colher nozes de carvalho – matéria prima para a produção das tintas usadas na época – na floresta, mas o menino vai sozinho. É quando Brendan acaba conhecendo Aisling (“visão”, em gaélico irlandês), o espírito de uma menina que aparentemente comanda a floresta em torno de Kells.

A partir daí, a animação segue com Brandan aprendendo a arte das ilustrações iluminadas com Aidan, até que a chegada dos vikings altera o curso da história.

O Segredo de Kells apresenta imagens animadas estonteantes, a maior parte do tempo em duas dimensões, intercalando trechos ordinários com passagens surrealistas (e altamente criativas). É o tipo de desenho que pede para ser assistido em alta definição.

Trata-se de uma produção de três países, França, Bélgica e Irlanda, mas que contou com equipes de diversas outras nacionalidades – inclusive dos brasileiros do Lighstar Studios. Recebeu diversos prêmios, chegando a ser indicado ao Oscar de melhor animação em 2010.

Apesar da impressionante qualidade técnica, O Segredo de Kells deixa uma sensação de incompletude, pois sua curta duração acaba prejudicando o fechamento da história. De qualquer forma, trata-se de um desenho altamente recomendado a quem curte uma boa animação.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: The Secret of Kells
Título Nacional: O Segredo de Kells
Direção: Tom Moore e Nora Twomey
Elenco (vozes): Evan McGuire, Christen Mooney, Brendan Gleeson e Mick Lally
Ano: 2009
País: Irlanda, França e Bélgica.
Duração: 75 minutos