Mr. Nobody (Extended Version) 2009

Posted on 12/02/2011 por

2


Sinopse: No ano de 2092, um reality show mostra os momentos finais do último homem a morrer de velhice, enquanto ele narra as memórias de sua  infância e juventude.

Comentários: Se uma única palavra pudesse definir “Mr. Nobody”, essa seria “possibilidades”.  Dirigido pelo cineasta belga Jaco Van Dormael, o filme é um misto de drama com ficção futurista que explora temas filosóficos e teorias científicas de maneira muito peculiar.

Nesta versão estendida, a história começa com Nemo Nobody (Jared Leto) recobrando a consciência no meio do que parece ser uma sessão de terapia, no ano de 2092. Apesar de estar completamente senil (Leto numa maquiagem de idoso que beira a perfeição), ele afirma possuir trinta e quatro anos e ter nascido em 1975. Diante disso o terapeuta lhe entrega um jornal que revela sua verdadeira idade (118 anos) e o ano em que se encontram.

A partir daí, o filme apresenta diversos cortes abruptos que vão montando o quebra-cabeças no qual a estória se desenrola. Vemos a história do personagem principal ser literalmente fragmentada, contada diante das diversas possibilidades a partir do primeiro momento decisório de sua vida: a separação de seus pais. O que aconteceria se ele tivesse ido embora com a mãe, ou ficado com o pai?

Assistimos as possíveis tragetórias de Nemo com três diferentes esposas, e seus diversos desdobramentos conforme surgem novos momentos de decisão em sua vida. Tudo isso é apresentado de maneira não linear, intercalado por flashes de “outras realidades”.

Para o espectador mais impaciente e não acostumado com esse tipo de linguagem não linear, o filme pode parecer desconexo e pretencioso. Mas àqueles que persistirem acompanhando a trama, serão recompensados com um dos filmes mais geniais dos últimos anos.

Visualmente, a película é um espetáculo. Cenas estilizadas do passado e futuro se alternam no decorrer da estória, todas conectadas por efeitos especiais de ótima qualidade.

A trilha sonora original, de autoria de Pierre Van Dormael (irmão do diretor, falecido em 2008), também é um show a parte, com um tema acústico que fica gravado em nossas mentes.

Certamente, o filme não é para todos. Mas tenho certeza que, com o passar do tempo, Mr. Nobody encontrará seu lugar dentre os grandes filmes de nossa época.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: Mr. Nobody
Título Nacional: inédito no Brasil
Direção: Jaco Van Dormael
Elenco: Jared Leto, Sarah Polley, Diane Kruger, Juno Temple, Rhys Ifans.
Ano: 2009
País: Canadá, Bélgica, França e Alemanha.
Duração: 156 minutos

Posted in: Drama, Fantasia, Ficção