Skyline – A Invasão (2010)

Posted on 05/02/2011 por

0


Sinopse: Grafiteiro novaiorquino e sua namorada grávida visitam amigo rapper em Los Angeles quando uma invasão alienígena acontece na cidade.

Comentários: Nesta segunda tentativa na direção de um longa metragem, os irmãos Strause – especialistas em efeitos especiais de filmes como Avatar, 2012, Homem de Ferro 2, 300, etc – contam (mais) uma história de invasão alienígena.

Jarrod “J-Rock”, grafiteiro de Nova Iorque, viaja com sua namorada para as comemorações de aniversário de seu antigo parceiro, Terry “T-Money”, que conquistou o sucesso e vive numa cobertura milionária próximo a Los Angeles.

Após o reencontro dos amigos, na madruga, estranhas luzes azuis caem do ceú, “hipnotizando” a todos que olham para elas. Trata-se de criaturas invasoras que capturam seres humanos para extraírem seus cérebros.

Com esse plot “chupado” de filmes “B” da década de cinquenta – o que não é necessariamente uma coisa ruim – mesmo fazendo uso de bons efeitos digitais amparando batalhas aéreas no estilo Independence Day e criaturas gigantescas que lembram aquelas do Tropas Estelares de Paul Verhoeven, o filme não convence.

Além das fracas atuações, diversos pontos restam desamarrados no roteiro, como a “superforça” de Jarred depois que ele é “contaminado” (afinal, porque só ele foi “contaminado”?), o uso que as criaturas fazem dos cérebros extraídos (alimentação? peças de reposição?), o cérebro vermelho (por que?) e o final, que não conseguimos distinguir se é ou não um “happy ending”.

Por falar no final – sem revelá-lo, é claro – ficou parecendo que acabou a verba para o filme ou a criatividade dos roteiristas – talvez ambos – pois ele termina prestes a iniciar uma cena de luta entre duas criaturas que é contada através de stills de computação gráfica intecalados com os créditos finais (esse estilo de final lembra quadrinhos, mas não combina com o resto do filme). Trata-se de um final em aberto, inusitado até – para um filme tão previsível – mas que não faz sentido uma vez que dificilmente haverá uma seqüencia (pelo menos para os cinemas).

Skyline não é um filme de todo ruim. Mas com tantos filmes mais interessantes lançados recentemente com a temática “invasão alienígena” (Distrito 9 e Monstros, por exemplo), ele se torna dispensável.

Nota:

Ficha Técnica:
Título Original: Skyline
Título Nacional: Skyline – A Invasão
Direção: Colin Strause e Greg Strause
Elenco: Eric Balfour, Scottie Thompson, Brittany Daniel e David Zayas
Ano: 2010
País: Estados Unidos
Duração: 94 minutos

Posted in: Ação, Ficção