O Barão Vermelho (Der rote Baron) 2008

Posted on 02/02/2011 por

0


Primeira  Guerra Mundial, o jovem Barão Manfred Von Richthofen se tornará o maior piloto da força aérea (Luftstreitkräfte) do Império Alemão, o ás dos ases da primeira guerra (com oitenta vitórias em combates aéreos), o célebre Barão Vermelho.

O filme retrata o Barão Manfred Von Richthofen (Matthias Schweighöfer) como um jovem piloto que encara os combates aéreos como eventos desportivos, desafios de técnica de pilotagem nos quais deve-se agir com honra, e não enxerga as terríveis consequências da guerra. Porém, após iniciar um romance com a enfermeira Käte Otersdorf (Lena Headey), Manfred começa a se conscientizar da faceta violenta da guerra e a perceber que é usado pelo Império Alemão para fins propagandistas. Embora passe a repudiar a guerra, seu senso de responsabilidade por seu esquadrão faz com que Manfred continue voando.

Quem for assistir a esse filme esperando ver ótimas cenas de combates aéreos (dogfights) da 1a Guerra Mundial não vai encontrá-las. Particularmente, imaginava que o filme até daria um enfoque especial para tais cenas, mas ele intercala cenas curtas de batalhas aéreas com cenas de extensos diálogos entre os personagens.

O filme salta rapidamente de uma cena para outra, ignora algumas batalhas importantes como o combate no qual Werner Voss (Til Schweiger) é abatido, não explora o confronto entre o barão e Lanoe Hawker (Richard Krajco), o combate aéreo durante a operação Miguel, o ultimo vôo do barão e sua morte (apesar de suas circunstâncias serem controversas). Assim, é difícil classificá-lo como um filme de ação.

Por outro lado, o filme também não apresenta informações precisas sobre a vida de Manfred Von Richthofen a ponto de poder ser classificado como uma boa biografia.

O filme procura transmitir uma mensagem anti-guerra, retratando o barão como um jovem piloto que passa a se conscientizar dos horrores da guerra após a enfermeira Käte Otersdorf (Lena Headey) lhe abrir os olhos.

Para quem quiser conferir ainda assim, segue abaixo o trailer do filme, disponível no site do Youtube, mas não se empolguem muito porque ele engana:

Classificação:

Ficha Técnica:
Título Original: Der rote Baron
Titulo em Inglês: The Red Baron
Título Nacional: O Barão Vermelho
Direção: Nikolai Müllerschön
Roteiro: Nikolai Müllerschön
Elenco Principal: Matthias Schweighöfer, Lena Headey e Til Schweiger
Gênero: Biográfico, romance, ação.
Ano: 2008 (lançado no Brasil em julho de 2010)
País: Alemanha
Duração: 106 min