Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go) 2010

Posted on 29/01/2011 por

0


Sinopse: Ruth, Kathy e Tommy cresceram juntos em um internato no interior da Inglaterra. Quando se tornam adultos, se vêem no meio de um triângulo amoroso, à medida em que se preparam para um destino trágico.

Comentários: Baseado num best-seller do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, o filme é uma espécie de ficção-científica ambientada no final do século XX (décadas de 70, 80 e 90), que pode ser melhor definida como drama distópico.

Tentando não revelar as surpresas da história, essa começa com as lembranças da infância de Kathy (Carey Mullingan), no reformatório onde cresceu, no interior da Inglaterra. A princípio, tudo parece normal, mas logo podemos notar que algo estranho acontece ali. Relatos de crianças que foram banidas simplesmente por ultrapassar a cerca que separa a propriedade do mundo exterior, aulas e conversas sobre sexo, feira de objetos imprestáveis, dentre outras coisas, nos dão certeza que aquelas crianças encontram-se em uma condição especial.

Uma nova professora, recém chegada na escola, após alguns dias, não resiste e acaba contando às crianças de sua classe parte da verdade: que estas jamais teriam uma vida normal, morrendo pouco depois de se tornarem adultos.

É nesse contexto que Kathy conhece Ruth (Keira Knightley) e Tommy (Andrew Garfield). O menino possui problemas em controlar seu temperamento, e por isso é discriminado pelos demais alunos. Kathy, tímida, é a única que se aproxima dele. Mas Ruth, sua melhor amiga, se antecipa e acaba “roubando” Tommy.

Os três crescem e, enquanto Ruth e Tommy formam um casal, Kathy permanece solteira, mas sempre ligada aos dois, alimentando um amor secreto pelo rapaz. A essa altura, todos já sabem qual o triste destino que os aguarda, mas o aceitam sem questionar, tentando aproveitar os últimos anos de vida que lhes restam. As tensões desse triângulo amoroso acabam por separar os três amigos, que tornam a se encontrar anos mais tarde, quando Ruth, já à beira da morte, vislumbra uma solução para que Tommy e Kathy sobrevivam juntos.

O diretor Mark Romanek é mais conhecido por seus trabalhos em viodeclips e campanhas publicitárias, sendo esta sua terceira incursão no cinema. Apesar de acostumado a produzir peças de ritmo mais frenético, tendo clips de artistas como Madonna, David Bowie e R.E.M em seu currículo, o americano conseguiu realizar uma belíssima obra, com um ritmo lento, mas que não deixa de prender a atenção do espectador.

Mesmo possuindo como pano de fundo um ideário assustador que até pouco tempo atrás era ficção científica – clonagem – o foco do filme está nas relações humanas. Mas nem por isso ele deixa de expor questionamentos éticos, morais e até  religiosos, que aparecem muito sutilmente no decorrer da história.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: Never Let Me Go
Título Nacional: Não Me Abandone Jamais
Direção: Mark Romanek
Elenco: Carey Mullingan, Keira Knightley, Andrew Garfield
Ano: 2010
País: Reino Unido e Estados Unidos
Duração: 104 minutos

Posted in: Drama, Ficção