Heartless (2009)

Posted on 28/01/2011 por

1


Sinopse: Fotógrafo com uma mancha em forma de coração no rosto faz um pacto com o diabo para ter sua deformidade congênita apagada, mas as coisas não saem como o esperado.

Comentários: O polivalente Philip Ridley – que, além de cineasta, é escritor, dramaturgo, pintor, fotógrafo e compositor – roterizou e dirigiu um dos filmes de gênero mais premiados de 2010. Heartless arrebatou sete prêmios no Festival Internacional de Cinema Fantástico (Fantasporto), dois no Festival Internacional de Cinema de Leeds, e ainda recebeu uma indicação de melhor filme em Sitges.

Todo essa “faísca” em torno da película se justifica. Heartless é um filme de horror cerebral, cheio de simbolismos, na melhor tradição do clássico “O Homem de Palha” (1973), considerado por muito o “Cidadão Kane” dos filme de terror.

Ridley nos conta a história de Jamie (Jim Sturgess), um tímido (e discriminado) fotógrafo com uma mancha no rosto que descobre que uma gangue de encapuzados praticando assassinatos nos subúrbios de Londres é na verdade um grupo de demônios, comandados por ninguém menos que o diabo em pessoa.

Depois de um acontecimento traumático ocasionado pelas criaturas, Jamie tem um encontro com o “senhor das trevas” – chamado no filme de “Papa B” –  que lhe propõe retirar a mancha de seu rosto em troca de pixações com ofensas a Deus pelas ruas da cidade. Jamie aceita, sem desconfiar que o “pai de todas as mentiras” cobrará um preço muito maior por sua cura.

Apesar de deixar vários pontos em abertos – inclusive o final, que fica para a interpretação do espectador – o filme é, no geral, muito bem realizado. E a respeito da originalidade do roteiro, este pode ser considerado uma adaptação moderna do “Fausto” de Goethe. Entretanto, o filme possui todas as qualidades para, por si só, se tornar um cult instantâneo.

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: Heartless
Título Nacional: inédito no Brasil
Direção: Philip Ridley
Elenco: Jim Sturgess, Clémence Poésy, Joseph Mawle, Timothy Spall
Ano: 2009
País: Reino Unido
Duração: 119 minutos

Posted in: Drama, Terror