A Riviera Não é Aqui (Bienvenue Chez Les Ch’tis) 2008

Posted on 26/01/2011 por

0


Sucesso de bilheteria na França (cerca de 20 milhões de espectadores), “A Riviera Não é Aqui” é um filme de comédia com uma trama simples e bem humorada, que brinca com diferenças regionais na França, como costumes e modos de falar, e com certos preconceitos que pessoas de uma determinada região costumam ter em relação às outras e seus habitantes.

Nele, Philippe Abrams (Kad Merad), funcionário dos Correios que mora na cidade de Salon-de-Provence, tenta conseguir uma transferência para a Riviera Francesa (Côte d’Azur) para agradar sua esposa Julie (Zoé Félix), que tem estado deprimida. Após ser preterido em uma oportunidade de transferência, Philippe procura garantir sua transferência para Sanary-Sur-Mer por meio de um artifício, porém se atrapalha e seu plano acaba dando errado.

Como punição, Philippe é transferido para a distante cidade de Bergues, localizada na região Nord-Pas-de-Calais ao norte da França. A transferência, segundo seu colega de trabalho Jean Sabrier (Stéphane Freiss), consegue ser pior do que uma demissão.

O destino de Philippe é visto pelos sulistas como um lugar horrível: frio, chuvoso, habitado por pessoas rudes, beberronas e que falam um dialeto difícil de compreender, o Ch’tis. Para piorar, que ele ainda vai pegar umas dicas sobre o local com o tio avô da esposa (Michel Galabru), que só aumenta o seu receio. Merece destaque a parte em que Philippe pergunta se lá realmente faz muito frio e o tio avô da esposa responde que no verão a temperatura é suportável, cerca de zero ou um grau, mas que no inverno pode cair até 40 graus negativos. Quando Phillipe pergunta, atemorizado, “-40 graus?”, o velho conclui com uma voz soturna: “Ces’t Le Nord!”.

Chegando à cidade de Bergues, ele é recebido por seu funcionário Antoine Bailleul (Dany Boon, que também é o diretor do filme) e tem seu primeiro contato com o estranho dialeto local. Não demora muito para Philippe perceber que as idéias que os sulistas têm sobre o norte nada mais são do que preconceitos e que a cidade e seus habitantes (conhecidos como Ch’timis) não são como lhe disseram.

O filme faz muita graça sobre o modo de falar dos Ch’timis e sobre as diferenças entre seu peculiar dialeto e o francês falado por Philippe. Assim, aqueles que falam bem o idioma francês certamente conseguirão tirar maior proveito das piadas feitas com o som das palavras. Acompanhá-las pelas legendas em Português não é a mesma coisa.

Para quem ficou curioso, segue abaixo o trailer do filme, disponível no site do Youtube:

Nota:

Ficha Técnica:

Título Original: Bienvenue Chez Les Ch’tis
Titulo em Inglês: Welcome to the Sticks
Título Nacional: A Riviera Não é Aqui
Direção: Dany Boon
Roteiro: Dany Boon, Alexandre Charlot, Franck Magnier
Elenco Principal: Kad Merad, Dany Boon e Zoé Félix
Gênero: Comédia
Ano: 2008 (lançado no Brasil em abril de 2010)
País: França
Duração: 106 min

Posted in: Comédia