I Saw the Devil (Akmareul boatda) 2010

Posted on 24/01/2011 por

0


Quando o assunto é vingança, as produções cinematográficas da Coréia do Sul estão anos-luz de quaisquer outras. A supremacia coreana foi consolidada com a conclusão da trilogia da vingança do diretor Chan-wook Park, um dos maiores expoentes do país, sendo composta pelos filmes Mr. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005).

É indiscutível o brilhantismo técnico e o talento da sua atual geração de diretores, que inclui nomes como Joon-ho Bong (Memórias de um Assassino), Hong-jin Na (O Caçador) e Jeong-beom Lee (The Man from Nowhere), já sendo exibidos por festivais mundo afora e adquirindo notoriedade internacional.

Contudo, o que mais sobressai nessa cinematografia é a forma visceral e intensa pela qual o tema é abordado, por vezes até gráfica demais, atuando quase como um soco direto no estômago do espectador. Os personagens costumam passar por experiências extremadas e que potencializam o impacto da trama, geralmente desembocando em desfechos repletos de atos de violência.

Um dos últimos filmes que abordou a matéria é “I Saw the Devil” do diretor Ji-woon Kim.  Neste filme, um agente secreto persegue um serial killer que assassinou sua noiva, grávida de seu primeiro filho. Porém, ao descobrir a identidade do criminoso, resolve vingar sua mulher castigando seu adversário com um violento jogo de gato e rato. A premissa é interessante e consegue nos manter em estado de constante tensão pela maior parte do filme.

Entretanto, é na parcela final que o filme desanda. O confronto derradeiro entre os protagonistas é inverossímil e não passa a credibilidade necessária para concluir a trama, terminando o filme de forma decepcionante.

Apesar do final, trata-se de um filme tecnicamente impecável e, para quem gosta do gênero, com certeza vale a pena assistir.

Nota:

Posted in: Suspense