The Hell from ’63 (2009)

Posted on 22/01/2011 por

2


Sinopse: Adaptação de um evento histórico ocorrido na Holanda em 1963: uma nevasca durante uma tradicional corrida de patins no gelo num circuito de onze cidades (200 km) fez com que apenas 69 dentre os mais de 10.000 competidores inscritos chegassem ao final.

Comentários: O diretor e também ator holandês Steven de Jong optou por adotar uma linguagem de ação ao adaptar para o cinema um dos fatos mais dramáticos da história recente de seu país natal.

Após abrir com uma imagem atual de alguns dos vencedores da maratona – hoje, bastante senis – de fronte para um monumento em homenagem às vítimas de 63, o filme retorna ao passado para mostrar os acontecimentos que levaram à tragédia.

A história se concentra em quatro competidores cujos caminhos se cruzam durante o percurso. Com motivações diferentes, eles querem completar o circuito cujo prêmio é uma uma pequena medalha de prata.

Em paralelo, são mostradas as relações entre os políticos interesseiros e o furor da mídia, ávida por notícias, cujas pressões acabaram forçando a liberação da corrida mesmo sob o alerta de uma forte nevasca por vir.

Fazendo o uso de efeitos de computação gráfica de boa qualidade, uma bela fotografia, além  movimentos de câmera arrojados, guarnecidos por uma trilha sonora sinfônica, mas cheia de adrenalina, tecnicamente, o filme caminha bem.

Sua principal falha está no roteiro. Em alguns momentos, personagens atuam como patetas, em cenas de um humor quase infantil, que não sei se é próprio do povo neerlandês ou se está representado no filme por mal gosto mesmo.

Outra escolha de gosto duvidoso, ao meu ver, são os lobos de computação gráfica correndo sobre as núvens. A idéia foi representar, artisticamente, a natureza atacando o homens, mas não parece ter dado muito certo. Para ilustrar: toda vez que alguém cai ou tropeça, um rajada de vento e neve na forma de lobo aparece empurrando as pessoas. Meio kitsch, sei lá…

Dentro desse cenário, a batalha dos quatro protagonistas, unidos pelo mesmo objetivo, acaba obstaculizada, não só pelas agruras do clima, mas também pela ação governamental (presença do exército tentando retirar os competidores do percurso à força, depois que o alerta geral da nevasca fora dado).

No todo, o filme não é ruim. Mas o ritmo de ação da película, somado às passagens cômicas, acabam por enfraquecer o impacto de uma história que poderia ter rendido um épico memorável.


Nota:

Ficha Técnica:
Título Original: De Hel Van ‘63
Título Internacional: The Hell from ‘63
Título Nacional: desconhecido
Direção: Steven de Jong
Elenco: Cas Jansen, Chris Zegers, Chava Voor in’t Holt, Lourens van den Akker.
Ano: 2009
País: Holanda
Duração: 109 minutos

Posted in: Drama